Sobre o Blog

Blog dedicado a análise de filmes, séries e obras de ficção em geral.

Geralmente procurando encontrar pontos de vista e temas muitas vezes ignorados na primeira vez que vemos um filme ou série. Dissecando a obra pra ver o que ela está passando em contraste com o que ela aparenta estar passando.

Eu insisto no termo “análise’ em contraste com o termo “review”, pois o objetivo é mais entender a obra e sua narrativa e não recomendar ou desrecomendar uma obra nem dar nota, nem falar do que você devia gostar. Eu posso pegar um filme excelente e mostrar uma implicação horrível dele, e isso não é o mesmo que “não vejam o filme” e mais um “vamos parar pra pensar de verdade sobre o que o filme fala.”.

O Dentro da Chaminé reconhece que absolutamente toda obra de ficção é uma manifestação artística com uma narrativa potencialmente complexa e cheia de subtextos, intertextos e metáforas, e isso vai desde Citizen Kane até a historinha que você improvisou pro seu sobrinho pra fazer ele dormir. Pois é assim que histórias funcionam, então todo tipo de ficção, independente de sua origem e analisado aqui levando a sério que ele é uma obra repleta de mensagens, temas e intertextos, mesmo se ele aparentar ser a coisa mais comercial e vazia de conteúdo do mundo. Mensagens podem ser passadas inconscientemente também.

Esse blog não trata filmes artísticos que podem ser encontrados em manuais de filmes obrigatórios pra estudantes de cinema, de maneira diferente do que trata blockbusters, filmes infantis ou filmes despretenciosos. (mas no gera a maioria dos textos vão ser de filmes do segundo grupo, pois já tem um monte de gente analisando e levando a sério os filmes do primeiro grupo. Difícil de pegar um Goddard e fazer um texto de “mas se você prestar atenção, isso aqui tem conteúdo” e não soar repetitivo).

O blog tem uma política de não poupar o leitor de spoiler nenhum da obra que for tema do texto. Mas eu evito spoilers de obras que eu cito só pra ter exemplos de comparação, pois aí o leitor não sabe com antecedência que esse spoiler pode estar lá.

O Dentro da Chaminé também tem uma política de manter nomes de obras e personagens em seu idioma original sempre, por motivos de padronização, existem casos em que a mudança do nome realmente prejudica a interpretação do significado do nome da obra original, e eu prefiro ter um padrão do que “as vezes colocar no original e as vezes no traduzido dependendo do quão popular a obra é no Brasil.” sei que as vezes é escroto de ler, é escroto também de escrever, mas enfim.

Então sejam bem-vindos, espero que gostem do blog e dos textos. Eu tento fazer no mínimo três textos por mês, mas já fiz menos que isso várias vezes, mas eu tento de verdade.

Anúncios

9 thoughts on “Sobre o Blog

    1. Ameeeeei os textos!!!!
      Passando pra deixar uma recomendação e um pedido.
      Ansatsu Kyoushitsu (Assassination-Classroom)
      Acho que vc realmente vai adorar essa historia que mostra a importância e os efeitos de um educador.
      E o pedido: se gostar escreva sobre :3 *—-*

      Gostar

  1. Amei. Li todos os teus posts (que pena que so poucos T_T #queromais). Achei fantsticas as tuas anlises, srio, me fez repensar o modo como vejo filmes, sries, desenhos, percebi muita coisa que no no tinha percebido antes (principalmente no filme Wall-E). Achei incrvel isso, de perceber certos detalhes nos filmes, sutilezas, e tudo o mais, acho que agora tudo vai fazer mais sentido! Muito obrigada pelo seu trabalho e, por favor, no pare de escrever! :-]

    Liked by 1 person

  2. Simplesmente adoro o blog! Os temas dos textos são sempre interessantes e relevantes. Não sei se aceita sugestões, mas caso assista Gravity Falls, uma análise das relações fraternais desenvolvidas ao longo da série seria ótimo! Mas por favor, continue sempre esse trabalho sensacional!

    Liked by 1 person

    1. Oi Vitória.

      Acabei de públicar uma análise de Gravity Falls, mas não foi sobre as relações fraternais… mas eu quase fiz focando nesse lado das relações fraternais. Desisti, pois eu sinto que a série mesmo abordou o assunto menos do que deveria. Tem o lance do Stanford e Stanley que faz uma boa dinâmica com o Dipper e a Mabel, mas eu li em uma entrevista, que o Gideon originalmente teria um gêmeo também, mas que o autor desistiu. Além de que o vô do Dipper e da Mabel que é irmão do Stan é um personagem que nunca foi mencionado, deixando muito não explorada a relação do Stan com toda a família do Dipper e da Mabel. Eu senti que a série desistiu de se aprofundar no assunto, e acabei mudando de tema.

      Mas que enquanto assistia eu pensei “nossa, dava para fazer um texto só sobre a relação entre irmãos.” eu pensei sim, é realmente um ponto forte da série, por isso quis vir aqui explicar porque que eu não fiz isso. Foi uma boa sugestão, obrigado.

      Gostar

  3. Oi, cara. Tudo certo?

    Escuta, eu tive uma ideia muito louca aqui. Eu AMEI os seus textos, entro pelo menos uma vez por semana pra checar se tem algo novo. Adorei tuas análises, mesmo discordando de algumas (sério, Batman vs. Superman não tem salvação, cara, mesmo com a tua ideia foda de que eles tão se tornando herois).

    Enfim. Eu faço História na USP e eu e um amigo temos um projeto sobre História e Educação chamado gizcast (gizcast.com.br) e, dentro desse site, nós estamos com dois projetos correntes: um podcast sobre educação, onde vamos chamar alguns estudiosos de vários temas pra discutir sobre o ensino desses temas pra educação básica e o outro uma série de textos sobre filmes, chamado Rodando em Sala, que é pra analisar a utilização de alguns filmes em sala de aula, seja de maneira ou caráter histórico (Rocky IV, Snowden, etc) ou até filosófico\político\social.

    Seus textos são extremamente fodas e eu pensei se você não toparia colar com a gente, seja pra fazer parte do Rodando em Sala, seja pra participar dos podcasts e etc. Deixo aqui meu contato (gabriel.bonz@gmail.com) pra você falar conosco.

    Abração!

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s